top of page
PSM Dust Explosion Explosão de Pó

O PSM na Prevenção da Explosão de Pó (Dust Explosions)

O que é  e quando pode ocorrer uma explosão de pó ?

Uma explosão de pó (dust explosion) é um evento perigoso que ocorre quando partículas de poeira combustível estão presentes em concentrações adequadas no ar e são expostas a uma fonte de ignição. Isso pode acontecer em processos onde ocorre a geração de pós combustíveis, como em instalações de processamento de grãos, madeira, plásticos, produtos químicos e outros materiais. 

Quando esses elementos se combinam, uma explosão de pó pode ocorrer, liberando uma onda de pressão, calor e chamas que podem ser extremamente destrutivas. As consequências incluem danos ao equipamento, ferimentos graves ou fatais aos trabalhadores e danos estruturais às instalações.

O que fazer para prevenir a ocorrência de uma explosão de pó ?

Para prevenir explosões de pó, é crucial implementar medidas de controle de risco, como limpeza regular, ventilação adequada, controle de fontes de ignição e treinamento de funcionários. A conscientização sobre os riscos e o cumprimento das regulamentações de segurança são essenciais para garantir a segurança em locais onde a geração de pós combustíveis é uma preocupação. 

E é aí que entra a adoção de um programa de gerenciamento de riscos do tipo PSM, que por ter uma abordagem ampla e proativa auxilia na definição, implementação e controle da execução das medidas necessárias para minimizar o risco da ocorrência de uma explosãde pó.

Principais serviços que prestamos para o PSM Explosão de Pó

  • Identificação e avaliação de riscos do processo (PHA):  através da aplicação de métodos adequados realizar uma avaliação abrangente dos riscos de uma explosão de pó para posterior tratamento com as ferramentas do PSM.

  • Levantamento das Informações de segurança do processo (PSI e P&ID): a atualização das informações sobre os sistemas de controle e proteção do processo ajuda a garantir uma operação segura e eficiente

  • Desenvolvimento de procedimentos e treinamentos (SOP): uma vez conhecidos os riscos e os sistemas de operação e segurança do processo é a hora de padronizar a forma de operar e treinar o pessoal.

  • Limpeza, ventilação e controle de fontes de ignição: avaliação, definição e implementação de medidas e rotinas que garantam o atendimento destes tres tópicos fundamentais.

  • Desenvolvimento e aplicação de programas de avaliação integridade mecânica (MIP): um sistema só segue operando de forma eficiente e segura se for submetido a um programa que garante sua integridade mecânica através de inspeções e avaliações técnicas definidas à partir dos mecanismos de falha presentes no processo.

  • Avaliação de Design Seguro : processos e equipamentos bem desenhados quanto à segurança são uma importante forma de diminuir o risco de uma explosão de pó.

  • Implementação de rotinas de gerenciamento de riscos (PSSR, MOC, ERP, Permissões de Trabalho,  etc):– a adoção de rotinas de gerenciamento nas atividades que podem agregar riscos ao sistema em operação são uma forma de manter o nível de segurança do processo ao longo do tempo. 

  • Análise de incidentes e acidentes: o registro e análise de incidentes com foco na identificação e bloqueio das causas é uma importante forma de aprender e evitar a reincidência de problemas.

  • Realização de auditorias, avaliações e inspeções:  executamos estas rotinas e também podemos auxiliar no desenvolvimento de soluções para atendimento de demandas de inspeções e auditorias

bottom of page